Conta GOV.BR simplifica preenchimento da Declaração de Imposto de Renda 2024, importando automaticamente dados essenciais para agilizar o processo.

Com a chegada do período de declaração do Imposto de Renda 2024, os usuários da conta GOV.BR têm a vantagem de preencher o documento de forma simplificada. A plataforma oferece a opção de declaração pré-preenchida, que traz diversos campos automaticamente completados pelo sistema. Dentre as informações importadas estão rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais, provenientes da declaração do ano anterior, carnê-leão e declarações de terceiros.

Segundo o secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Rogério Mascarenhas, essa facilidade ajuda a reduzir erros na declaração e proporciona aos contribuintes uma economia de tempo, uma vez que as informações já estão disponíveis no banco de dados da Receita. Além disso, os que optam por essa opção têm prioridade no recebimento da restituição.

É fundamental destacar que a entrega da declaração deve ocorrer no período de 15 de março a 31 de maio, para evitar problemas com a Receita Federal. Para ter acesso à declaração pré-preenchida, é necessário possuir uma conta prata ou ouro no GOV.BR. A adesão a esse serviço tem crescido nos últimos anos, com um aumento significativo de usuários que agora podem usufruir dessa facilidade.

O processo de cadastro no GOV.BR é simples e pode ser feito através do aplicativo disponível na loja de aplicativos. Uma vez cadastrado, o contribuinte pode ter seus dados validados na Receita Federal ou no INSS e usufruir dos serviços oferecidos pela plataforma. A utilização do GOV.BR não se restringe apenas à declaração do Imposto de Renda, mas abrange mais de 4,2 mil serviços digitais, como prova de vida, abertura de empresas, Meu SUS Digital, ENEM, Fies, entre outros.

Com a crescente adesão dos brasileiros a essa plataforma, o GOV.BR se consolida como uma ferramenta importante para o acesso e utilização de serviços públicos de forma ágil e eficiente. A digitalização desses processos facilita a vida dos cidadãos e contribui para uma maior transparência e agilidade na prestação de serviços pelo governo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo