Febraban inicia mutirão nacional para negociação de dívidas em parceria com Banco Central e Procons em todo o Brasil.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) deu início, nesta sexta-feira (15), a um importante mutirão de negociação de dívidas em todo o Brasil. A campanha nacional, que seguirá até 15 de abril, conta com a colaboração do Banco Central, da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, bem como dos Procons de todo o país.

Durante esse período, os consumidores terão a oportunidade de negociar suas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de crédito contraídas com bancos e demais instituições financeiras. É importante ressaltar que as dívidas em atraso e sem garantias ou já prescritas serão passíveis de negociação.

As negociações poderão ser realizadas diretamente com a instituição financeira, por meio de seus canais oficiais, ou através do portal consumidor.gov.br da Senacon, onde é necessário o cadastro no Gov.br, portal de serviços do governo federal, com nível Prata ou Ouro. Além disso, os consumidores podem recorrer ao Sistema Nacional de Atendimento ao Consumidor – Proconsumidor, que centraliza os pedidos e reclamações dos Procons e defensorias públicas de todo o país.

A Febraban ressaltou o empenho dos bancos em trazer benefícios aos clientes e condições mais favoráveis para a renegociação das dívidas. Entre as possibilidades oferecidas estão a redução de taxas, prazos de pagamento estendidos, alteração nas condições de pagamento e migração para modalidades de crédito mais vantajosas.

Além das negociações, os consumidores terão acesso a conteúdos educativos sobre educação financeira. A página Meu Bolso em Dia, da Febraban, fornece orientações sobre como participar da campanha e lista as instituições participantes do mutirão, incluindo os Procons.

Por meio do sistema Registrato, do Banco Central, os consumidores têm a possibilidade de consultar todos os empréstimos em seu nome, informações sobre sua conta bancária, chaves Pix cadastradas, cheques sem fundos e histórico de operações de câmbio, além da lista de dívidas perante as instituições financeiras.

O mutirão de negociação de dívidas é uma oportunidade para os consumidores endividados regularizarem sua situação financeira e encontrarem soluções para aliviar o peso das dívidas. Não deixe de aproveitar essa iniciativa para negociar suas pendências e garantir uma saúde financeira mais equilibrada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo