Hospital Metropolitano de Alagoas atende mais de 670 pacientes com doenças renais em 2023 e promove ação de conscientização no Dia Mundial do Rim

No ano de 2023, o Hospital Metropolitano de Alagoas atendeu mais de 670 pacientes com doenças renais, conforme divulgado pela unidade hospitalar. Além disso, foram realizadas 1.126 sessões de hemodiálises em pacientes internados. Esses números foram destacados durante eventos em comemoração ao Dia Mundial do Rim, realizados na última quinta-feira (14).

A ação de conscientização promovida pela equipe do hospital contou com diversas atividades, como palestras, triagem de exames de creatinina e blitz com orientações sobre a saúde dos rins. Profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes foram beneficiados pelo evento, que buscou alertar sobre a importância do cuidado preventivo com os rins.

O médico nefrologista João Paulo Lopes enfatizou a gravidade da doença renal crônica no país, com mais de 150 mil pessoas realizando diálise no Brasil. Ele ressaltou a importância do diagnóstico precoce e do tratamento eficaz para o combate da doença, além de destacar a relevância de hábitos saudáveis e mudanças no estilo de vida como formas de prevenção.

Durante as palestras, profissionais de saúde abordaram temas como a importância da hidratação, atividades físicas, controle da hipertensão e diabetes, além da manutenção de uma dieta equilibrada. A enfermeira Jéssica Couto, que participou das atividades, destacou a importância das orientações para garantir a saúde de sua filha de apenas um ano e dez meses, evitando o consumo excessivo de alimentos industrializados que podem desencadear problemas renais.

A conscientização sobre a saúde dos rins é fundamental para prevenir doenças e preservar a qualidade de vida dos pacientes. Ações como as realizadas pelo Hospital Metropolitano de Alagoas contribuem para disseminar informações e orientações que podem fazer a diferença na vida das pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo