Recife é a primeira cidade do Brasil a adotar o Projeto Banco Vermelho contra a violência à mulher.

No dia 15 de março de 2024, a cidade de Recife se tornou a primeira do país a adotar o Projeto Banco Vermelho, uma iniciativa voltada para a conscientização e combate à violência contra a mulher. A Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher marcou um debate sobre o projeto, que acontecerá na quarta-feira (20) como parte das atividades do “Agosto Lilás”.

O Projeto Banco Vermelho, proposto pela deputada Maria Arraes, foi aprovado na Câmara dos Deputados e aguarda análise no Senado Federal. A proposta prevê a instalação de pelo menos um banco vermelho em locais de grande circulação, contendo frases que estimulem a reflexão sobre o tema e informações de contato de emergência, como o Disque 180.

De acordo com a deputada, o Projeto Banco Vermelho é um manifesto internacional contra o feminicídio e a violência de gênero, iniciado na Itália em 2016 e expandido globalmente. Recife foi a primeira cidade brasileira a aderir ao projeto por meio do Instituto Banco Vermelho.

Para o debate, foram convidados representantes do Instituto Banco Vermelho, da Prefeitura Municipal de Recife e do Ministério da Mulheres. O evento está programado para as 14h30, no plenário 2 da ala Nilo Coelho do Senado, e será transmitido pela internet para aqueles que desejam acompanhar.

O Projeto Banco Vermelho representa um avanço significativo na luta contra a violência de gênero no Brasil, incentivando a sociedade a refletir sobre o tema e oferecendo suporte às vítimas através de informações de contato importantes. A adesão de Recife a esta iniciativa demonstra o comprometimento da cidade com a proteção e defesa dos direitos das mulheres.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo