STF absolve réu acusado de participação nos atos golpistas de 8 de janeiro após análise de evidências insuficientes.

Na noite de quinta-feira (14), o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu absolver, pela primeira vez, um dos réus envolvidos nos atos golpistas que ocorreram em 8 de janeiro do ano passado, em Brasília. Geraldo Filipe da Silva, que havia sido preso em flagrante perto do Congresso Nacional, foi denunciado por diversos crimes, incluindo tentativa de golpe de Estado e dano qualificado.

A decisão da maioria dos ministros do STF pela absolvição veio após a Procuradoria-Geral da República (PGR) mudar de posição e opinar a favor do réu. A defesa de Geraldo alegou que ele se encontrava em situação de rua e, após almoçar em um restaurante comunitário, seguiu a multidão em direção ao Congresso, onde foi cercado por vândalos. A defesa afirma que ele não participou de atos violentos.

O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, afirmou que não há elementos probatórios suficientes que comprovem a participação de Geraldo nos atos violentos ou na tentativa de tomada do poder e destruição de prédios públicos. O vídeo da prisão do réu mostrou que ele foi agredido por vândalos e acusado de vandalismo, mas as investigações não foram capazes de demonstrar sua participação nos atos de violência.

O julgamento dos réus está sendo realizado no plenário virtual do STF, onde os ministros registram seus votos sem a necessidade de deliberação presencial. Além de Geraldo, outros 14 réus estão sendo julgados, e a maioria dos ministros votou pela condenação, com penas que variam de 11 a 17 anos de prisão.

Os réus foram denunciados pela PGR por cinco crimes, incluindo abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa. O plenário do STF terá até sexta-feira (15) para finalizar o julgamento dos demais réus envolvidos nos atos de 8 de janeiro do ano passado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo