Feira das Yabás promove dia de samba e gastronomia afrocarioca na Praça da Pira, com o tema “Reconstruindo territórios e pertencimentos”

A Feira das Yabás, evento que tem conquistado grande sucesso nas últimas edições, está de volta neste sábado (16) na Praça da Pira, promovida pelo Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB RJ) e com patrocínio da prefeitura da cidade. O tema desta edição é “Reconstruindo territórios e pertencimentos” e promete um dia repleto de samba e gastronomia afrocarioca, sendo aberto e gratuito para o público.

O evento contará com a tradicional roda de samba do seu criador, o sambista Marquinhos de Oswaldo Cruz, e diversas opções gastronômicas que representam a culinária dos quintais suburbanos, como feijoada, angu à baiana, frango com quiabo, entre outros pratos típicos. A Feira das Yabás foi idealizada por Marquinhos em 2008, com o objetivo de preservar a influência africana na cultura brasileira e resgatar a atmosfera dos quintais suburbanos que deram origem ao samba.

O sambista ressaltou a importância do evento como uma forma de reocupar territórios sagrados da população com a cultura dos removidos, trazendo toda a magia e características cariocas para a Praça da Pira em parceria com o CCBB RJ. Com a presença de famílias tradicionais da região da Grande Madureira nas barracas, a Feira das Yabás destaca a união e igualdade entre todos os participantes.

Além das atrações musicais, como a roda de samba e apresentações dos músicos Pedro Miranda e Kiko Horta, haverá também uma roda de conversa com a atriz Isabel Fillardis e a jornalista Bia Aparecida, abordando o tema Meio Ambiente e Reciclagem Urbana. O evento terá seu ponto alto no próximo mês de maio, quando comemorará 16 anos com uma edição especial, reunindo convidados de vários bairros do Rio de Janeiro.

A Feira das Yabás é um exemplo de respeito e união, buscando promover a diversidade, ancestralidade e democratização do acesso à cultura, em parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil. A realização do evento neste mês, em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, reforça a importância da presença feminina e da valorização da culinária das tias, que é um dos pontos de destaque da feira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo