Ministro Silvio Almeida defende uso da ciência para políticas públicas em prol da população de rua em São Paulo.

Na noite da última sexta-feira (15), o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, participou do lançamento de um dossiê elaborado pela Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo, que visa analisar e propor melhorias na rede de acolhimento à população em situação de rua na capital paulista.

Durante o evento, também estiveram presentes o deputado estadual Eduardo Suplicy e a vereadora Luna Zarattini, ambos do PT. O ministro destacou a importância de basear as políticas públicas em evidências científicas, ressaltando que a ignorância não contribui para a melhoria da vida daqueles que mais necessitam. Para Almeida, é fundamental compreender como as coisas acontecem e como a situação das pessoas em situação de rua pode ser transformada.

O dossiê, intitulado “Retrato das Ruas”, mapeou os locais de acolhimento destinados a essa população e analisou diversas condições, como a estrutura dos ambientes, a qualidade do atendimento dos funcionários, a alimentação oferecida e a privacidade dos residentes. O documento evidenciou a necessidade de investimentos e reformulações nos espaços destinados ao acolhimento, devido à infraestrutura inadequada e condições precárias encontradas em alguns dos locais visitados.

A comissão responsável pelo dossiê realizou visitas a oito centros de acolhida, coletando informações por meio de questionários, formulários e relatos dos usuários, a fim de identificar as principais necessidades de cada local. Além disso, foi feita uma análise dos custos de cada centro e foram propostas melhorias à prefeitura de São Paulo.

Silvio Almeida enfatizou a importância de se combater a situação de pessoas em situação de rua, destacando que é inaceitável conviver com essa realidade e que é preciso um esforço coletivo para garantir condições dignas para todos. O ministro reforçou a necessidade de utilizar os dados e evidências presentes no dossiê para orientar a elaboração de políticas públicas eficazes e humanizadas para a população mais vulnerável da cidade.

Diante desse cenário, a relevância do dossiê “Retrato das Ruas” se destaca como um instrumento fundamental para fomentar o debate e ações em prol da melhoria da qualidade de vida das pessoas em situação de rua em São Paulo. São necessárias medidas urgentes e eficazes para garantir o acolhimento e a dignidade desses cidadãos, e o trabalho desenvolvido pela Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal é um passo importante nesse sentido.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo