Núcleo de Psicólogos e Assistentes Sociais promove acolhimento emocional em escolas estaduais de Alagoas em novo programa educacional

Em meio a um cenário de fragilidade emocional da sociedade pós-pandemia, o Governo de Alagoas lança o Programa Coração de Estudante, que visa trabalhar a saúde emocional dos jovens estudantes do estado. Com a participação de 80 profissionais, entre psicólogos e assistentes sociais, o Núcleo Estratégico de Acompanhamento Psico Socioassistencial (NEAPSA) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) chega às escolas para oferecer acolhimento e escuta aos alunos.

Uma das profissionais envolvidas no programa é Danielle Raissa Florêncio, inspirada por um livro sobre Sigmund Freud na adolescência, que agora desempenha um papel essencial no apoio aos estudantes. Junto aos outros profissionais do NEAPSA, ela atua nas escolas das 13 Gerências Especiais de Educação (GEE), trabalhando o desenvolvimento das competências socioemocionais dos alunos e promovendo a saúde mental de toda a comunidade escolar.

Segundo a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, o Programa Coração de Estudante chega em momento oportuno, considerando as consequências emocionais da pandemia. Com o foco na saúde emocional dos jovens estudantes, o programa busca auxiliá-los em uma fase de descobertas e autoconhecimento, fundamentais para o seu desenvolvimento.

No dia a dia, os profissionais do NEAPSA realizam atividades de escuta e intervenções adequadas para cada situação identificada, visando o bem-estar e o desenvolvimento integral dos alunos. A iniciativa é bem recebida pelos professores e estudantes das escolas participantes, que reconhecem a importância do apoio emocional na educação.

Para os estudantes, a presença dos profissionais do NEAPSA é vista como positiva, proporcionando um ambiente acolhedor e apoio individualizado. O Programa Coração de Estudante demonstra o compromisso do governo estadual com o bem-estar e a formação integral dos jovens alagoanos, trazendo benefícios significativos para a comunidade escolar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo