Saúde de Maceió trabalha para garantir qualidade e prontidão nos serviços de atendimento à saúde da mulher, com destaque para o Março Lilás.

A Saúde de Maceió está em constante movimento para assegurar que todas as mulheres que utilizam os serviços municipais recebam um atendimento de qualidade e eficaz. O Programa Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), é responsável por planejar e coordenar a assistência voltada para o público feminino, com o intuito de promover uma atenção integral à saúde das mulheres em todas as fases de suas vidas.

Os serviços são oferecidos em diversas unidades de saúde, tais como Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF), Unidades de Referência e na tenda única do Saúde da Gente. Nestes locais, as maceioenses têm acesso a consultas médicas, exames, atendimentos odontológicos, nutricionais e psicológicos.

Nas UBS e USF, as mulheres podem realizar desde vacinação, curativos, pré-natal, testes rápidos, até consultas com clínicos gerais, enfermeiros e serviços básicos de odontologia. Além disso, são desenvolvidas atividades específicas voltadas para a saúde da mulher. Apenas no mês de fevereiro deste ano, 41.828 consultas foram realizadas nas UBS direcionadas às mulheres.

Nas unidades de referência (URS), as usuárias têm acesso a consultas e serviços especializados de média complexidade, contando com a presença de cardiologistas, ginecologistas, psiquiatras, entre outros profissionais. Especialidades odontológicas e exames mais complexos também são disponibilizados em muitas das URS de Maceió.

O Saúde da Gente, por sua vez, oferece assistência clínica e especializada às mulheres em situação de vulnerabilidade social nos diversos bairros da capital. A iniciativa já beneficiou mais de 106 mil maceioenses, garantindo acesso a consultas, exames e um atendimento integral e humanizado.

Além disso, neste mês de março, está em vigor o Março Lilás, um movimento que busca conscientizar sobre a prevenção e controle do câncer de colo do útero. Durante todo o mês, são realizadas ações educativas e aumentada a oferta de consultas e exames para detecção precoce da doença.

A coordenadora da Saúde da Mulher municipal, Suzângela Mendonça, ressalta a importância de garantir um atendimento de qualidade e acessível a todas as mulheres que necessitam dos serviços de saúde. O objetivo é proporcionar o cuidado necessário para a saúde e bem-estar feminino, assegurando que a assistência chegue de forma rápida e eficaz a todas as mulheres.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo