Brazilian consumers experienced less blackout time in 2023 compared to 2022, according to Aneel data, despite increased compensations paid by high interruption level distributors.

A qualidade do serviço de distribuição de energia no Brasil apresentou melhorias significativas entre os anos de 2022 e 2023, de acordo com levantamento realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Apesar dos grandes apagões provocados por tempestades que afetaram regiões como São Paulo e Rio Grande do Sul no ano anterior, o brasileiro permaneceu, em média, menos tempo sem energia no ano de 2023.

Os dados apontam que o consumidor ficou, em média, 10,4 horas sem eletricidade no ano passado, com um total de cinco cortes de fornecimento. Em comparação, em 2022, o tempo médio sem energia era de 11,2 horas, com 5,47 cortes de fornecimento por consumidor, em média.

A Aneel destacou que as distribuidoras com altos níveis de interrupção de energia tiveram que pagar mais compensações à agência reguladora. No ano de 2023, as concessionárias desembolsaram R$ 1,08 bilhão em compensações, um aumento significativo em relação aos R$ 765 milhões pagos em 2022. Estes valores são repassados aos consumidores por meio de descontos na conta de luz.

Além disso, a Aneel divulgou um ranking de avaliação das grandes distribuidoras de energia, levando em consideração o tempo e o número médio de interrupções no fornecimento de energia. Somente as empresas com mais de 400 mil consumidores foram avaliadas, e a CPFL Santa Cruz, atuante no interior de São Paulo, obteve a melhor avaliação, enquanto a Equatorial Goiás foi a concessionária com pior desempenho.

A melhoria na qualidade do serviço de energia elétrica reflete o aperfeiçoamento das regras de compensação e o comprometimento das empresas em garantir um fornecimento mais estável e eficiente para a população brasileira. Este cenário positivo demonstra um avanço no setor, beneficiando milhões de consumidores em todo o país.

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