Escolas públicas de São Paulo iniciam campanha de multivacinação para crianças e adolescentes com esquemas incompletos até abril

Na última segunda-feira (18), teve início a campanha de multivacinação nas escolas públicas do estado de São Paulo. Esta iniciativa, liderada pelas equipes de vacinação da Secretaria Estadual da Saúde, tem como objetivo principal imunizar crianças e adolescentes com esquemas vacinais incompletos, além de promover a conscientização sobre a importância da vacinação.

Durante a campanha, que se estenderá até o dia 19 de abril, as escolas públicas de ensino infantil, fundamental e médio serão os principais pontos de vacinação. A meta é atingir cerca de 7,9 milhões de pessoas com menos de 15 anos de idade no estado, vacinando aqueles que possuem doses pendentes ou atrasadas.

A diretora de Imunização da Secretaria Estadual da Saúde, Ligia Nerger, ressaltou a importância de elevar as coberturas vacinais para prevenir a disseminação de doenças imunopreveníveis e evitar a reintrodução de doenças já controladas.

Durante a campanha, serão disponibilizadas diversas vacinas, incluindo a poliomielite, meningocóccica C conjugada, tríplice viral, febre amarela, pentavalente, HPV, meningocócica ACWY e até mesmo a vacina contra a covid-19.

Para garantir a eficácia da vacinação, é imprescindível que os pais ou responsáveis apresentem a caderneta de vacinação da criança e assinem o Termo de Assentimento para Vacinação, autorizando qualquer atualização necessária.

Para esclarecer dúvidas sobre a vacinação, o governo paulista criou o portal “Vacina 100 Dúvidas”, que reúne as perguntas mais frequentes sobre o tema, abordando desde os efeitos colaterais das vacinas até a importância da imunização para evitar doenças.

Dessa forma, a campanha de multivacinação nas escolas públicas de São Paulo busca não apenas aumentar a cobertura vacinal, mas também educar a população sobre a importância da prevenção através da vacinação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo