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Aluna do 3º ano denuncia bullying e racismo em escola de Maceió, promovendo debate sobre inclusão e respeito no ambiente escolar.

No último dia 11 de março, a cidade de Maceió foi palco de uma importante discussão sobre bullying e racismo, motivada pela coragem e determinação de Israelle Santiago, uma estudante do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Baltazar de Mendonça. A jovem, após sofrer discriminação devido à sua aparência, decidiu ler uma carta emocionante em sala de aula, onde expressou sua valorização de suas características naturais e sua identidade racial.

O caso ganhou destaque após a mãe de Israelle, Thamara Santiago, registrar em vídeo o momento em que a filha expôs a situação de bullying que havia enfrentado. Em suas palavras, a mãe enfatizou a importância de dar visibilidade a essas situações e combater atitudes discriminatórias dentro e fora do ambiente escolar.

O coordenador de Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria Municipal de Educação de Maceió, Luciano Amorim, ressaltou a urgência de se combater o bullying, destacando que a abordagem socioemocional e a conscientização sobre questões raciais são fundamentais para promover um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor.

A diretora da Escola Municipal Baltazar de Mendonça, Silvia Vasconcelos, enfatizou que a instituição sempre prioriza a inclusão e promove projetos educativos que visam combater o bullying e o racismo. Além disso, ela mencionou o apoio da Secretaria Municipal de Educação nas formações realizadas com os professores, que abordam temas relevantes para a convivência e respeito mútuo entre os alunos.

A temática da inclusão também foi abordada durante a Jornada Pedagógica de 2024, onde a Semed promoveu uma mesa redonda sobre os caminhos curriculares para uma educação não-violenta, que discutiu o papel dos educadores na promoção de uma escola inclusiva e no combate ao racismo.

Diante desse cenário, fica evidente a importância de continuar promovendo o diálogo e a conscientização sobre temas como bullying e racismo, a fim de construir uma sociedade mais justa e igualitária para todas as crianças e jovens.

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