Governador lança Programa Planta Alagoas, beneficiando 70 mil agricultores e distribuindo toneladas de sementes de milho, feijão, sorgo e arroz.

O Governo de Alagoas lançou o Programa Planta Alagoas 2024, uma iniciativa que visa incentivar a produção agrícola do estado e fortalecer a agricultura familiar e o setor produtivo de grãos. O lançamento ocorreu em Arapiraca, nesta segunda-feira (18), beneficiando 70 mil pequenos agricultores. Nessa primeira etapa, foram distribuídas mais de mil toneladas de sementes de milho, feijão, sorgo e arroz, totalizando um investimento de R$ 20 milhões em recursos do Tesouro Estadual.

O evento foi estrategicamente realizado na véspera do Dia de São José, tradicionalmente conhecido como “o dia certo de plantar milho e feijão”. O governador de Alagoas, Paulo, juntamente com o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, ressaltou que o programa terá impacto positivo no crescimento econômico do estado, estimulando a produção de grãos. Em comparação com anos anteriores, a produção de grãos de Alagoas aumentou significativamente, com mais de 200% de crescimento no caso do milho.

Além da distribuição de sementes, o Programa Planta Alagoas também prevê investimentos na infraestrutura para escoamento da produção agrícola, modernização da Emater e parcerias com a Embrapa para disponibilizar equipamentos modernos aos pequenos produtores. A segunda etapa do programa visa fortalecer a fruticultura no estado, com a entrega de mais de um milhão de mudas frutíferas, gerando empregos e estimulando o desenvolvimento local.

Diversos atores políticos e representantes de instituições ligadas ao setor agropecuário estiveram presentes no lançamento do Programa Planta Alagoas. Entre os beneficiados pelo programa, agricultores como José Nilson e Genilda Maria expressaram sua gratidão pela iniciativa. José Nilson destacou a importância das sementes para os agricultores, enquanto Genilda Maria, da comunidade quilombola “As Dandaras”, ressaltou que as sementes beneficiarão mais de mil famílias quilombolas.

O Secretário interino de Agricultura, Davi Nunes, enfatizou que o programa busca promover a inclusão produtiva no campo e que, este ano, pretende beneficiar 70 mil agricultores em Alagoas. Com investimentos em infraestrutura, assistência técnica e distribuição de sementes e mudas, o Programa Planta Alagoas representa um importante passo para fortalecer a agricultura do estado e impulsionar o desenvolvimento econômico local.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo