Projeto de lei propõe cobertura de cirurgia para gigantomastia em planos de saúde: “A única solução é a cirurgia plástica”

No dia 18 de março de 2024, o deputado Jonas Donizette (PSB-SP) apresentou o Projeto de Lei 604/24 na Câmara dos Deputados, que visa incluir a cobertura da cirurgia de redução da mama em pacientes diagnosticadas com gigantomastia nos planos privados de saúde. De acordo com o parlamentar, a gigantomastia é caracterizada quando a mulher possui seios muito grandes, desproporcionais ao seu corpo, o que pode causar diversos prejuízos à saúde, como dores nas costas, assaduras, dificuldade de realizar atividades físicas e danos psicológicos.

Segundo Donizette, a única solução para a gigantomastia é a cirurgia plástica, e muitas pacientes atualmente só conseguem realizar o procedimento por meio de decisões judiciais. Recentemente, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais concedeu uma liminar para uma paciente, determinando que a operadora do plano de saúde cubra a redução da mama, ressaltando que a cirurgia não se trata apenas de uma questão estética.

O deputado enfatizou a importância da aprovação do projeto, pois a medida poderá reduzir a demanda judicial sobre o tema e garantir o acesso das pacientes à cirurgia de redução mamária. A proposta será analisada pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher, de Saúde e de Constituição e Justiça e de Cidadania em caráter conclusivo.

Portanto, o PL 604/24 proposto por Jonas Donizette busca garantir o direito das pacientes diagnosticadas com gigantomastia de terem acesso à cirurgia de redução da mama através dos planos privados de saúde, visando melhorar a qualidade de vida e saúde dessas mulheres.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo