Secretaria de Saúde de Maceió inicia Estratégia de Intensificação da Vacinação nas Escolas para ampliar cobertura vacinal e prevenir doenças.

A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) está dando início a uma ação inovadora e extremamente importante nesta segunda-feira (18). Trata-se da Estratégia de Intensificação da Vacinação nas Escolas, que tem como principal objetivo melhorar a cobertura vacinal e reduzir a incidência de doenças imunopreveníveis na população infantojuvenil.

Coordenada em conjunto pelas áreas de Saúde e Educação, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), a estratégia do Ministério da Saúde teve início no início deste mês nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e agora está sendo expandida para todas as escolas da rede municipal de ensino. A ideia é promover a atualização vacinal dos alunos com as diversas vacinas recomendadas no Calendário Nacional de Vacinação.

De acordo com a coordenadora técnica de Imunização de Maceió, Eunice Amorim, a intensificação da vacinação dessa faixa etária é fundamental para garantir a proteção adequada contra diversas doenças. Durante a campanha, que vai até o dia 19 de abril, equipes volantes de vacinação estarão presentes nas escolas para oferecer as vacinas contra Poliomielite, Sarampo, Meningocócica C e ACWY, Pneumocócica, HPV, Tríplice Viral e Pentavalente.

Além dos alunos, os professores, funcionários e pais também poderão se vacinar, de acordo com as recomendações de faixa etária e grupo prioritário. Para tornar o momento da vacinação mais lúdico e menos assustador para as crianças, o Zé Gotinha estará presente em algumas das ações.

As doses das vacinas também estão disponíveis nas Unidades de Saúde, sendo fundamental que toda a população-alvo participe dessa campanha. A vacinação acontecerá das 9h às 16h e visa garantir que Maceió tenha uma cobertura vacinal adequada para prevenir a disseminação de doenças na cidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo