Hospital Metropolitano comemora três anos de Agência Transfusional: mais de 4.400 transfusões realizadas com excelência e segurança.

No último dia 19 de março de 2024, a Agência Transfusional do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA) completou três anos de funcionamento, com um impressionante número de 4.412 transfusões de hemocomponentes realizadas e 2.021 doadores aptos atendidos durante esse período. Esses números demonstram a importância e a eficiência desse serviço para a comunidade de Maceió.

Inaugurada após 10 meses da abertura do hospital, a Agência Transfusional do HMA é responsável por receber o sangue captado pelo Hemocentro de Alagoas (Hemoal) e realizar as transfusões necessárias, seguindo rigorosos padrões de qualidade e segurança. O coordenador da agência, o hematologista Manoel Correia, explicou que todas as transfusões são realizadas após as provas de compatibilidade sanguínea, garantindo a adequação do procedimento para cada paciente.

De acordo com Marylourdes Porto, biomédica da agência, os testes pré-transfusionais são realizados em cada nova transfusão, seguindo as normas e regulamentos do Ministério da Saúde e da Anvisa. Além disso, a equipe da agência recebe constantes treinamentos para garantir a excelência no atendimento e na assistência aos pacientes.

O diretor do HMA, Filipe Fernandes, destacou a importância do rigoroso controle interno dos reagentes e hemocomponentes da Agência Transfusional, bem como a participação nos controles de qualidade externos da Anvisa. O principal objetivo é garantir o suprimento de sangue seguro para os receptores atendidos e manter um registro detalhado e rastreável dos hemocomponentes utilizados.

Em resumo, a Agência Transfusional do Hospital Metropolitano de Alagoas tem desempenhado um papel fundamental no atendimento de pacientes que necessitam de transfusões de sangue, seguindo os mais altos padrões de qualidade e segurança. A comunidade de Maceió e os doadores envolvidos nesse processo têm contribuído para salvar vidas e demonstrar que doar sangue é, de fato, um ato de amor e solidariedade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo