Polícia Científica de Alagoas participa de encontro nacional para combater a Violência Contra a Mulher

Na última segunda-feira (18) e terça-feira (19), a Polícia Científica de Alagoas marcou presença no II Encontro Nacional de Segurança Pública e o Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, que ocorreu em Brasília. O evento, organizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com o Ministério das Mulheres, teve como objetivo discutir estratégias e ações para combater a violência de gênero no Brasil.

Mais de 100 integrantes das polícias Científica, Civil, Militar e Guardas Civis Municipais de todo o país estiveram presentes no encontro, que faz parte de uma série de atividades relacionadas ao Dia Internacional da Mulher, promovidas pelo Ministério ao longo do mês de março. Alessandra Rodrigues, técnica forense do Instituto Médico Legal Estácio Lima em Maceió, representou a Polícia Científica de Alagoas no evento.

Durante os dois dias de encontro, foram realizados painéis e debates sobre os desafios enfrentados pela segurança pública no combate à violência contra a mulher, além da apresentação do programa Brasil Por Elas, que visa promover a igualdade de gênero e combater a misoginia. Um dos destaques do evento foi o lançamento do Plano de Ação do Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios, no qual Alagoas se comprometeu a participar.

A técnica forense Alessandra Rodrigues, que atuará como multiplicadora dos conhecimentos adquiridos no encontro, ressaltou a importância do trabalho realizado pela Polícia Científica de Alagoas no enfrentamento à violência contra as mulheres. Ela destacou a existência de salas lilás e de atendimento psicossocial nos Institutos Médico Legal de Maceió e Arapiraca, além de postos avançados no Hospital da Mulher e de Urgência do Agreste, que oferecem acolhimento humanizado e especializado às vítimas.

A diretora do Sistema Único de Segurança Pública, Isabel Figueiredo, enfatizou que a violência contra a mulher é um fenômeno social complexo, presente em todas as classes sociais e culturas. Durante o encontro, ela anunciou o aumento dos recursos destinados aos estados para o enfrentamento da violência de gênero, bem como investimentos em perícia genética e a criação de novos protocolos e diretrizes.

Dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública mostram que, em 2023, foram registrados mais de 1,4 mil feminicídios e mais de 70 mil casos de estupro em todo o Brasil. Em Alagoas, as ações de combate à violência doméstica resultaram em uma redução significativa no número de feminicídios em 2023, tornando o estado o líder em redução de casos na região Nordeste.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo