Rota Turística do Enxaimel é aprovada pela CDR e promete resgatar história dos imigrantes alemães em Pomerode, SC.

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) deu um importante passo para impulsionar o turismo em Pomerode, município catarinense localizado a 175 km de Florianópolis. Em votação final, foi aprovada a proposta do senador Jorge Seif (PL-SC) para a criação da Rota Turística do Enxaimel, que visa destacar a técnica de construção trazida por imigrantes alemães.

O enxaimel é caracterizado pela exposição da estrutura de madeira na fachada das casas, além de telhados íngremes. Em Pomerode, aproximadamente 50 casas foram construídas com essa técnica, ao longo de 16 km, o que representa um importante patrimônio cultural e arquitetônico.

A nova Rota Turística do Enxaimel promete atrair visitantes interessados em conhecer de perto essa herança da imigração alemã no Brasil. Com a aprovação do projeto, Pomerode ganha destaque como destino turístico, oferecendo aos visitantes a oportunidade de vivenciar a história e a arquitetura únicas dessas construções tradicionais.

Além de valorizar o patrimônio cultural da região, a iniciativa também tem o potencial de impulsionar a economia local, gerando empregos e movimentando o comércio e os serviços turísticos. Com a criação da Rota Turística do Enxaimel, Pomerode se consolida como um polo de turismo histórico e cultural em Santa Catarina.

O senador Jorge Seif comemorou a aprovação do projeto e ressaltou a importância de preservar e promover a cultura e a história da imigração alemã no país. A expectativa é de que a Rota Turística do Enxaimel seja inaugurada em breve, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região e proporcionando experiências enriquecedoras aos visitantes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo