Semana da Água na APA do Catolé e Fernão Velho reúne 150 alunos da rede pública em trilha educativa e ambiental

Na tarde do dia 19 de março de 2024, cerca de 150 alunos da rede pública participaram de uma trilha na Área de Preservação Ambiental (APA) do Catolé e Fernão Velho, como parte das comemorações da Semana da Água. A iniciativa foi organizada pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL) em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), a Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) e a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

O objetivo da trilha foi conscientizar os alunos sobre a importância da preservação ambiental, especialmente no que diz respeito à água. Durante o percurso, foram abordados diversos aspectos da APA, como a Mata Atlântica, a ocorrência de resíduos na vegetação e a relevância da área para a biodiversidade e a disponibilidade de água potável para a população de Maceió.

Além disso, os alunos puderam participar de um plantio simbólico de espécies nativas da região, contribuindo para a recuperação da vegetação da APA. A ação foi encerrada com sucesso, deixando os estudantes satisfeitos com a oportunidade de se conectar com a natureza e aprender mais sobre a importância da água para o planeta.

Essa atividade faz parte da programação da Semana da Água, que tem como foco o Programa Mais Água Alagoas, coordenado pelo IMA, Semarh e a Secretaria de Estado de Governo. O programa prevê investimentos de R$10 bilhões para a universalização do abastecimento e saneamento básico em Alagoas até 2033.

A trilha na APA do Catolé e Fernão Velho foi enriquecedora para os alunos, proporcionando uma experiência educativa e conscientizadora sobre a importância da preservação ambiental e do uso responsável da água. A participação dos estudantes demonstrou o interesse e a preocupação da nova geração com a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo