Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência nas escolas de Penedo reforça orientações e alerta sobre os riscos para mãe e bebê.

Na última segunda-feira, 18 de março, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) de Penedo deu início à Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência nas escolas da região. Essa iniciativa educativa visa conscientizar os jovens sobre a importância de evitar a gravidez precoce, com atividades que tiveram início na Escola Estadual Professor Ernani Méro.

Durante a abertura oficial, a equipe do PSF Vitória ministrou uma palestra com a presença de uma médica, enfermeira, dentista e agentes de saúde. O objetivo foi alertar os adolescentes sobre os riscos e complicações que uma gestação na adolescência pode trazer, não só para a saúde materna, fetal e neonatal, mas também para o futuro da mãe, do bebê e da família como um todo.

A enfermeira Bruna Luiza destacou que as palestras abordaram não só as consequências negativas de uma gravidez não planejada, mas também a importância dos métodos contraceptivos e a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. Essa ação faz parte de um cronograma anual da SEMS de Penedo, que visa orientar e alertar a população sobre os perigos da gravidez na adolescência.

Além das escolas, as ações da Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência também se estendem aos postos de saúde da região. Essa iniciativa faz parte dos compromissos da Prefeitura de Penedo em relação ao Selo Unicef, mostrando um comprometimento com a saúde e o bem-estar dos jovens da cidade.

Durante toda a semana, serão realizadas palestras e atividades educativas em diferentes unidades de ensino e postos de saúde. O objetivo é informar e conscientizar os adolescentes sobre a importância de se prevenir a gravidez na adolescência e suas consequências. Essas ações refletem o compromisso da SEMS de Penedo em promover a saúde e o bem-estar da população, especialmente dos jovens.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo