Poeta idoso cria cordel “Maldito Mosquito” para combater Aedes aegypti em Maceió e incentiva ações de prevenção na comunidade.

O poeta e compositor Gilvan Bispo, de 63 anos, é um exemplo de cidadão engajado e ativo na luta contra o mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. Integrante do grupo de idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Cras Cidade Sorriso, Gilvan criou um cordel intitulado “Maldito Mosquito” com o objetivo de conscientizar a população de Maceió sobre a importância de combater esse vetor de doenças.

Com quase três anos de participação nas atividades do SCFV, Gilvan compartilhou seu trabalho com os colegas do grupo e disponibilizou o cordel para a Secretaria Municipal de Saúde, além de tê-lo divulgado no Instagram da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Solidária. Em entrevista, o poeta explicou que a ideia de produzir o cordel surgiu da preocupação com o aumento dos casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti na região.

Mariele dos Santos, coordenadora do Cras Cidade Sorriso, destacou a importância do trabalho de Gilvan no fortalecimento dos vínculos sociais e na promoção da arte como forma de conscientização. O grupo de idosos do SCFV não apenas participa de atividades de lazer e saúde, mas também recebe apoio e orientações sobre os serviços da Assistência Social e outras políticas públicas.

Localizado no bairro do Benedito Bentes, o Cras Cidade Sorriso é um dos equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) que atua na redução das desigualdades sociais e na inclusão, promovendo o bem-estar e autonomia dos usuários. As atividades do grupo de idosos ocorrem semanalmente, proporcionando interação e aprendizado para todos os participantes.

O trabalho de Gilvan Bispo e a iniciativa do Cras Cidade Sorriso representam exemplos de cidadania ativa e engajamento comunitário na luta contra o Aedes aegypti e na promoção da saúde e bem-estar da população de Maceió.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo