Prefeitura de Penedo inicia Campanha de Vacinação Contra a Influenza com objetivo de imunizar grupos prioritários até 31 de maio.

A Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), está se preparando para iniciar a Campanha de Vacinação Contra a Influenza, que acontecerá entre os dias 25 de março e 31 de maio. A ação seguirá o calendário do Ministério da Saúde e terá vacinas disponíveis em todos os postos de saúde para os grupos prioritários.

A imunização contra a influenza é muito importante, pois previne contra os vírus que geralmente começam a circular nos meses de maio, junho e julho. A vacina utilizada será trivalente, ou seja, contém três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra as principais variantes em circulação no Brasil.

A SEMS destaca que a vacina contra a influenza pode ser administrada juntamente com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação, facilitando o processo para os grupos prioritários. Seguindo as orientações da Instrução Normativa da Anvisa, as vacinas trivalentes utilizadas a partir de fevereiro de 2024 deverão conter três tipos de cepas de vírus em combinação: H1N1, H3N2 e linhagem B/Victoria.

Os grupos prioritários para a vacinação incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, idosos com 60 anos ou mais, pessoas com doenças crônicas, entre outros. A expectativa da SEMS é que a vacinação contra a influenza contribua para a redução de infecções causadas pelo vírus e a meta é vacinar pelo menos 90% do público-alvo.

Para se vacinar, é necessário apresentar RG ou CPF, cartão de vacinação e comprovação da condição de saúde ou vínculo trabalhista, para as categorias profissionais contempladas. A Campanha de Vacinação Contra a Influenza é uma medida importante para proteger a população e garantir a saúde de todos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo