Senador solicita comissão externa para investigar caso de exploração sexual de crianças no Marajó após homicídio brutal de adolescente.

O senador Zequinha Marinho, do partido Podemos, pelo estado do Pará, fez um pedido durante um pronunciamento na terça-feira (19) para que o Plenário aprove um requerimento de sua autoria. O requerimento é para a criação de uma comissão temporária externa com o objetivo de investigar denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes no Arquipélago do Marajó, também localizado no estado do Pará. O motivo para essa solicitação foi o caso chocante ocorrido na sexta-feira (15) na cidade de Melgaço. Uma menina de 14 anos chamada Vanessa Maia foi estuprada e brutalmente assassinada.

Durante seu discurso, Zequinha ressaltou a importância da presença dos membros do Senado em locais afetados por esse tipo de violência. Ele destacou a situação de Melgaço, que possui um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil. O senador enfatizou a necessidade de os representantes políticos estarem mais presentes nas comunidades que enfrentam problemas sociais tão graves, como é o caso do Arquipélago do Marajó.

Zequinha Marinho também mencionou que o caso de Vanessa Maia não foi um incidente isolado e que situações semelhantes têm ocorrido nos últimos três anos na região. Ele criticou a decisão da bancada governista da Assembleia Legislativa do Pará de bloquear um pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar esses casos. O senador afirmou que, para corrigir erros e enfrentar problemas como a exploração sexual de menores, é preciso ter coragem para confrontar a realidade.

Portanto, Zequinha Marinho fez um apelo para que a comissão seja aprovada e os parlamentares possam investigar e tomar medidas contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no Arquipélago do Marajó. A ação do senador visa trazer justiça para casos como o de Vanessa Maia e evitar que tragédias semelhantes ocorram no futuro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo