Comissão Mista debate inclusão da ocupação urbana “Banco Vermelho” no “Agosto Lilás” em luta contra o feminicídio.

Na última quarta-feira (20), a Comissão Mista de Combate à Violência contra a Mulher realizou um importante debate sobre a inclusão da ocupação urbana conhecida como “Banco Vermelho” no calendário do “Agosto Lilás”, mês de proteção à mulher. O projeto de lei em questão, PL 147/2024, está em tramitação e visa ampliar as ações de prevenção e combate ao feminicídio no país.

A proposta de incluir o “Banco Vermelho” no “Agosto Lilás” foi apresentada por Andrea Rodrigues e Paula Limongi, duas mulheres que tiveram amigas vítimas de feminicídio e decidiram se engajar na luta contra essa forma extrema de violência de gênero. A campanha internacional que inspirou a iniciativa é um chamado à conscientização e mobilização da sociedade para a importância da proteção e valorização das mulheres.

A audiência na Comissão Mista foi marcada por discursos emocionados e relatos de experiências pessoais de mulheres que lutam diariamente contra a violência doméstica e o feminicídio. A inclusão do “Banco Vermelho” no calendário do “Agosto Lilás” representa um passo importante na ampliação das estratégias de enfrentamento desse problema social que assola o Brasil.

A proposta de Andrea Rodrigues e Paula Limongi recebeu apoio de parlamentares e representantes da sociedade civil presentes na audiência, que destacaram a importância de visibilizar e combater a violência contra a mulher. A luta pelo fim do feminicídio requer o engajamento de todos os setores da sociedade, e a campanha do “Banco Vermelho” surge como mais uma ferramenta nessa batalha.

Diante do cenário alarmante de violência contra a mulher no país, a inclusão do “Banco Vermelho” no “Agosto Lilás” representa uma ação concreta e simbólica de resistência e enfrentamento a essa realidade. É fundamental que iniciativas como essa sejam apoiadas e fortalecidas para que possamos avançar na construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todas as mulheres.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo