Deputado Inácio Loiola apela pela revitalização do rio São Francisco em discurso no Dia Mundial da Água

Na última quinta-feira, 21 de março, o deputado Inácio Loiola, do MDB, fez um discurso impactante durante a sessão parlamentar. Ele ressaltou a necessidade urgente de revitalização do rio São Francisco, em alusão ao Dia Mundial da Água, que seria comemorado no dia seguinte, 22 de março. O parlamentar destacou a importância de debater a questão da água e do clima simultaneamente, enfatizando que são fatores cruciais para o futuro da humanidade.

Loiola mencionou sua participação na abertura da Semana da Água ao lado de representantes de diversas instituições ligadas ao meio ambiente e aos recursos hídricos. Ele alertou sobre a emergência climática e a necessidade premente de planejar e preparar a população para as mudanças climáticas, com respostas eficazes aos seus efeitos. O parlamentar destacou a importância da preservação e boa gestão dos mananciais como medida essencial nesse contexto.

Além disso, o deputado citou estudos recentes da Agência Nacional de Águas que indicam uma tendência de redução na disponibilidade de água em várias regiões do Brasil, incluindo a bacia do rio São Francisco. Ele enfatizou o valor estratégico desse rio para o abastecimento de energia, água potável e atividades agrícolas em diversos estados do Nordeste.

Ao abordar a situação atual do rio São Francisco, Inácio Loiola lamentou a diminuição drástica de sua vazão ao longo dos anos. Ele alertou para a entrada de água salgada em trechos do rio, afetando diretamente comunidades ribeirinhas. O deputado fez um apelo emocionado para que a revitalização do Velho Chico seja encarada como uma prioridade, destacando que as soluções técnicas e políticas para esse desafio já são conhecidas.

Em suas palavras finais, o parlamentar instou a todos a unirem esforços para salvar o rio São Francisco, que se encontra em uma situação crítica. Ele ressaltou a importância de ações concretas para repensar a gestão e a preservação desse importante recurso hídrico, fundamental para o desenvolvimento sustentável do Nordeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo