Frente fria traz chuvas intensas ao Sudeste com previsão de até 200mm em algumas regiões até domingo

A chegada iminente de uma frente fria à região Sudeste nesta sexta-feira (22) está gerando preocupações em relação a possíveis consequências desastrosas. De acordo com previsões meteorológicas, a previsão é de chuvas intensas, podendo atingir até 100 milímetros em um período de 24 horas, o que pode resultar em alagamentos e deslizamentos de terra.

A situação se agrava em locais como o Rio de Janeiro, onde se espera um acumulado de até 200 milímetros de chuva até domingo (24). A aproximação dessa frente fria teve início no Sul do país na quinta-feira (21), e agora os impactos estão se deslocando para o Sudeste.

Marcelo Seluchi, diretor de Operações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), alerta para a dificuldade logística que a intensidade das chuvas pode acarretar, principalmente durante a madrugada de sábado. As previsões indicam que as chuvas mais intensas devem ocorrer entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a região já pode esperar por ventos fortes, granizo e descargas elétricas em algumas áreas de São Paulo e Paraná. A partir de amanhã, o acumulado de chuvas deve ser significativo do litoral norte de São Paulo até o sul do Espírito Santo, atingindo também o Rio de Janeiro e a Zona da Mata de Minas Gerais.

Para a população das áreas afetadas, a recomendação é ficar atenta às informações divulgadas pelos serviços de Defesa Civil municipais, estaduais e nacionais. Medidas de segurança, como acatar os alertas emitidos pelas sirenes e seguir as orientações das autoridades, são cruciais para minimizar os possíveis impactos negativos.

Em meio a esse cenário de alerta, a população pode contar com o suporte da Defesa Civil, que disponibiliza alertas por SMS, WhatsApp e telegram, além do contato telefônico. A precaução e o cuidado com as condições climáticas adversas são essenciais para enfrentar esse período de instabilidade meteorológica no Sudeste.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo