Morcego Negro: documentário revela trajetória obscura de PC Farias, tesoureiro de Collor, até sua trágica morte

O documentário “Morcego Negro” traz à tona a história do empresário e tesoureiro da campanha presidencial de Fernando Collor de Mello em 1989, Paulo César Farias. O filme, que está sendo lançado esta semana, revela como PC Farias, antes desconhecido pelo público em geral, ganhou uma proeminência inesperada devido ao escândalo de corrupção que culminou no impeachment de Collor em 1992.

Segundo o diretor Cleisson Vidal, o documentário explora um período turbulento da história do Brasil, marcado pela redemocratização do país e escândalos de corrupção que abalaram as estruturas do governo. Vidal ressalta a importância de revisitar o passado e compreender o papel desempenhado por figuras como PC Farias e Fernando Collor nesse contexto histórico.

Um dos pontos centrais do documentário é a construção do empresário como um vilão político. Sua imagem física e suas origens nordestinas foram exploradas para criar uma narrativa negativa ao seu redor. No entanto, o filme também apresenta um lado menos conhecido de Paulo César Farias, evidenciando sua personalidade simpática, culta e o valor que dava à sua família.

Além disso, o documentário aborda a religiosidade de PC Farias, destacando a influência de figuras espirituais como a ialorixá Mãe Mirian em sua vida. Para o diretor, a religião desempenhou um papel importante na vida do empresário e na política brasileira, como uma espécie de proteção para lidar com as incertezas do mundo político.

O desfecho trágico da história de Paulo César Farias, com sua fuga do país após o impeachment de Collor e seu subsequente assassinato em 1996, é abordado no documentário. A suspeita inicial de suicídio de sua namorada, Suzana Marcolino, e o julgamento dos policiais militares envolvidos no caso são explorados, revelando as complexidades e controvérsias que cercam a morte do empresário.

Em suma, “Morcego Negro” oferece uma visão aprofundada e provocativa sobre um dos personagens mais enigmáticos da política brasileira recente, lançando luz sobre os bastidores do poder e as reviravoltas da história nacional. O documentário promete instigar reflexões sobre o papel das sombras na ascensão e queda de figuras públicas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo