Prefeitura de Maceió lança PretasCast no Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, com entrevista da presidente do Coletivo de Mulheres Pretas Periféricas.

Na data de hoje, a Prefeitura de Maceió anunciou o lançamento do PretasCast, um podcast que tem como objetivo trazer histórias inspiradoras e promover a luta contra o racismo. A iniciativa da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) foi pensada para coincidir com o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, celebrado nesta quinta-feira, 21 de março.

O episódio de estreia do PretasCast traz uma entrevista com Vanya Gatto, presidente do Coletivo de Mulheres Pretas Periféricas. Nessa conversa, Vanya compartilha sua trajetória de vida, os desafios que enfrentou e o trabalho importante que realiza à frente do coletivo. O podcast já está disponível no portal da Prefeitura de Maceió e busca fortalecer a luta antirracista na capital alagoana.

Além de trazer relatos inspiradores, o PretasCast visa ampliar o debate sobre ações para o fortalecimento da luta contra o racismo. A coordenadora de Igualdade Racial da Prefeitura, Arísia Barros, ressaltou a importância do podcast como um espaço para compartilhar histórias e experiências que possam fortalecer a causa antirracista.

A subsecretária de Comunicação de Maceió, Eliane Aquino, também destacou a relevância do PretasCast como uma ferramenta para contar as histórias de mulheres negras que superaram desafios e se tornaram referências na luta contra o racismo. Para Aquino, o podcast desempenha um papel fundamental na disseminação de conteúdo e na promoção da igualdade racial na sociedade.

O PretasCast é apresentado por Gleycyanny Romão e produzido por Teresa Cristina e Allana Paiva. A iniciativa da Prefeitura de Maceió busca sensibilizar a população e promover a conscientização sobre a importância de combater a discriminação racial, reforçando a memória do massacre de Shaperville, que ocorreu em 21 de março de 1960, na África do Sul.

Nesse contexto, a iniciativa do PretasCast se destaca como uma importante ferramenta na promoção da igualdade e no combate ao racismo, criando espaços de diálogo e reflexão sobre a importância da diversidade e do respeito às diferenças em nossa sociedade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo