Ícone do site Pauta Capital

Programa Criança Alfabetizada beneficiará 80 mil crianças em Alagoas em parceria entre Governo Estadual e Federal.

Na manhã desta quarta-feira (20), o Centro de Convenções foi palco do lançamento da edição 2024 do Programa Criança Alfabetizada/Renalfa, que visa beneficiar cerca de oitenta mil crianças alagoanas. Com a parceria entre o Governo de Alagoas, os municípios locais e o Governo Federal, a iniciativa tem como principal objetivo alfabetizar as crianças até os sete anos de idade.

Integrando o Programa Escola 10, o Criança Alfabetizada funciona por meio do regime de colaboração entre o Estado, representado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e os municípios alagoanos. Dentre as ações do programa estão formações de professores/gestores, oferta de material didático complementar e pagamento de bolsas para articuladores de ensino nas redes municipais.

A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, ressaltou a importância da parceria entre Estado e municípios no fortalecimento da educação em Alagoas. Ela destacou o compromisso do Governo de Alagoas com a educação, abrangendo desde a primeira infância até o ensino médio. Através do Criança Alfabetizada, cerca de 80 mil estudantes poderão ser beneficiados com ações de letramento.

A secretária de Educação de Maravilha, Adriana Paulino, também enfatizou os resultados positivos obtidos com o regime de colaboração entre Estado e municípios, salientando a importância dessa parceria para a melhoria da educação em Alagoas.

Além disso, a novidade para este ano é a inclusão do apoio da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa) ao programa. Ligada ao Ministério da Educação (MEC), a Renalfa destinará bolsas de formação a representantes das secretarias estaduais de Educação e dirigentes municipais de Educação, com foco na alfabetização das crianças.

O coordenador do Criança Alfabetizada, Daniel Marinho, assegurou que as ações da rede não irão se sobrepor ao programa estadual, mas sim complementá-lo e fortalecê-lo. Ele destacou os avanços alcançados pelo programa em 2023 e a entrega de kits de livros para auxiliar no desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental para o ano de 2024. Com essas iniciativas, a expectativa é que a educação em Alagoas continue avançando e proporcionando oportunidades às crianças do estado.

Sair da versão mobile