Seminário da Fapeal destaca avanços em pesquisa agrícola em Alagoas durante programa APQ Embrapa.

No último dia 20 de março, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) realizou o Seminário de Avaliação Parcial do Programa de Apoio à Pesquisa (APQ), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). O evento teve como objetivo avaliar e discutir os avanços de seis projetos de pesquisa na área da agricultura em Alagoas.

O programa APQ Embrapa é uma iniciativa que visa impulsionar estudos com pesquisadores doutores vinculados à unidade Tabuleiro Costeiros, sediada no estado. Através desta iniciativa, a Fapeal busca fomentar a pesquisa e promover o desenvolvimento de recursos humanos qualificados.

Durante o seminário, foram apresentados projetos que abordam diversas temáticas relacionadas ao cultivo alagoano, como tecnologias sustentáveis para a cultura da mandioca, produção de tomate pela agricultura familiar e viabilidade do plantio de duas safras de grãos em sucessão. Esses estudos buscam contribuir para o desenvolvimento da agricultura no estado e para a geração de políticas públicas que beneficiem a população.

O evento contou com a presença de avaliadores da Fapeal, gestores da Embrapa e da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas. Durante as discussões, foram abordados aspectos como mudanças nas metodologias, custos e benefícios, alterações nos planos de trabalho e tipos de materiais empregados nos projetos.

Ao final do seminário, a Fapeal destacou a importância da avaliação final do edital APQ Embrapa, que está prevista para outubro deste ano. Os pesquisadores envolvidos nos projetos esperam finalizar suas contribuições dentro do prazo estabelecido de 24 meses, visando ao progresso e inovação na agricultura em Alagoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo