Seminário da Fapeal destaca avanços em projetos de pesquisa na agricultura em Alagoas com o Programa APQ Embrapa

Na última quarta-feira, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) promoveu o Seminário de Avaliação Parcial do Programa de Apoio à Pesquisa (APQ) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O evento teve como objetivo avaliar os avanços de seis projetos de pesquisa na agricultura em Alagoas, que receberam apoio do programa APQ Embrapa.

O programa visa impulsionar estudos com pesquisadores-doutores vinculados à unidade Tabuleiro Costeiros da Embrapa em Alagoas. Essa iniciativa vem de encontro com a resolução Fapeal Nº 185 de 2021, que incentiva o fomento a editais de apoio a grupos de pesquisa e contribui para a fixação de recursos humanos qualificados no estado.

Durante o evento, o assessor científico de Pesquisas e Tecnologias da Fapeal, Daniel Alves, ressaltou a importância do apoio do governo estadual às pesquisas, visando o desenvolvimento de políticas públicas e a melhoria dos serviços para os cidadãos. Os projetos avaliados abordaram temáticas variadas, como tecnologias sustentáveis para o cultivo da mandioca e viabilidade do plantio de duas safras de grãos em sucessão.

Os resultados dos projetos foram avaliados por especialistas da Fapeal, da Embrapa e da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Seagri), que analisaram aspectos como mudanças nas metodologias, custos e benefícios, alterações nos planos de trabalho e tipos de materiais empregados.

Após as discussões e contribuições dos avaliadores e gestores, a Fapeal destacou a perspectiva da avaliação final do edital APQ Embrapa, que está prevista para outubro deste ano. Os pesquisadores esperam concluir suas pesquisas dentro do prazo estabelecido de 24 meses para o término dos projetos.

O Seminário da Fapeal foi mais um passo importante para o avanço da pesquisa na agricultura em Alagoas e para o incentivo à geração de conhecimento e inovação no setor.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo