1º Encontro Municipal aborda Equidade no Trabalho e na Educação no SUS em Maceió: Interseccionalidade e Descolonização da Saúde em debate.

Nesta segunda-feira (25), das 13h às 17h, o auditório da Prefeitura de Maceió, localizado no bairro Jaraguá, será palco do 1º Encontro Municipal de Equidade no Trabalho e na Educação no SUS, promovido pela Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc).

Com o tema “Interseccionalidade de Raça, Etnia, Gênero e a Descolonização da Saúde. Equidade em Debate”, o evento faz parte das atividades do programa Maceió é Massa Sem Racismo. A proposta é discutir a equidade de gênero, raça, etnia e valorização das trabalhadoras no Sistema Único de Saúde (SUS).

Destaca-se a presença da secretária nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Isabela Cardoso Pinto, que irá apresentar as ações do Programa de Equidade no SUS. Além disso, a programação contará com uma performance afro-artística e a exposição do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS, com representantes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Para Arísia Barros, coordenadora da Igualdade Racial da Semuc, a discussão proposta será fundamental para criar mecanismos que garantam um tratamento igualitário na saúde. Segundo ela, “Trata-se de um movimento institucional que busca agregar vários segmentos sociais para tornar a saúde igualitária, e o racismo atrapalha esse processo. O programa do SUS busca formar bases para que essa iniciativa seja efetivamente implantada em Maceió”.

Portanto, o encontro promete ser um espaço de debates e reflexões sobre a importância da equidade no trabalho e na educação no SUS, visando promover uma saúde mais justa e igualitária para toda a população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo