Brasileiros estão insatisfeitos com cuidado da água e preocupados com escassez, aponta pesquisa da The Nature Conservancy

Segundo uma pesquisa realizada pela The Nature Conservancy (TNC) Brasil, a maioria da população brasileira demonstra uma preocupação negativa em relação ao cuidado com a água disponível no país. Os dados revelados no Dia Mundial da Água apontam que 73% dos brasileiros consideram a água um recurso natural muito utilizado e pouco cuidado.

O estudo intitulado “A Percepção dos Brasileiros sobre Segurança Hídrica” foi realizado em parceria com o Instituto Ipsos e revelou que 58% da população está muito preocupada com a falta de água. O consumo excessivo e o desperdício são apontados por 27% dos entrevistados como os principais responsáveis por este problema, enquanto as mudanças climáticas aparecem em segundo lugar, com 21% das menções.

O levantamento também mostrou que as pessoas menos escolarizadas tendem a atribuir a falta de água à escassez de chuvas, enquanto os mais escolarizados enfatizam os problemas de gestão. Além disso, 68% dos entrevistados acreditam que evitar o desperdício é a principal medida que as empresas devem adotar para proteger as nascentes e as bacias hidrográficas.

Os brasileiros classificam o meio ambiente como uma prioridade, destacando preocupações com questões como queimadas, desmatamento, poluição do ar e descarte incorreto do lixo. No entanto, os eventos climáticos extremos relacionados à água, como secas e enchentes, são apontados como a principal preocupação por 83% dos entrevistados.

Entre as soluções apontadas pelos entrevistados para garantir a segurança hídrica, a recuperação florestal foi mencionada por 45% dos participantes, ficando atrás apenas da fiscalização das leis e dos programas de educação ambiental. Além disso, a gestão integrada dos recursos hídricos entre governos, sociedade civil e empresas é vista como essencial para o desenvolvimento de soluções mais eficazes.

Apesar disso, a pesquisa revelou que 70% da população nunca ouviu falar sobre os comitês de Bacia Hidrográfica, demonstrando a necessidade de mais divulgação e entendimento sobre esses órgãos. Atualmente, existem mais de 230 comitês de bacias no país, que desempenham um papel fundamental na gestão descentralizada para a melhoria da qualidade da água.

Esses resultados evidenciam a importância de conscientização e ação por parte da sociedade, empresas e governos para garantir a sustentabilidade e conservação dos recursos hídricos no Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo