Projeto de Lei permite reprodução de obras em linguagem simples para pessoas com deficiência intelectual: entenda as mudanças na Lei de Direitos Autorais.

A Câmara dos Deputados está analisando o Projeto de Lei 5974/23, que propõe a reprodução de obras literárias, artísticas ou científicas em linguagem simples para uso exclusivo por pessoas com deficiência intelectual. A iniciativa, que modifica a Lei de Direitos Autorais, busca garantir o acesso dessas pessoas a conteúdos culturais e informativos de forma mais acessível.

De acordo com o projeto, a reprodução sem fins comerciais de obras utilizando linguagem simplificada direcionada a pessoas com deficiência intelectual não será considerada uma violação aos direitos do autor. Essa linguagem busca facilitar a comunicação, utilizando frases curtas, palavras simples, imagens e outros recursos que tornem a mensagem compreensível a todos os públicos.

Atualmente, a legislação já permite a reprodução de obras em braile para deficientes visuais, e o Projeto de Lei 5974/23 busca estender esse acesso inclusivo também para pessoas com deficiência intelectual.

A proposta surgiu a partir de uma sugestão da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down à Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados. A entidade enfatiza a importância de editar obras em linguagem simples como meio de difundir cultura e informação para indivíduos com deficiência intelectual.

O próximo passo para o projeto é a análise pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, de Cultura, de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Posteriormente, a proposta será apreciada pelo Plenário da Câmara dos Deputados.

Portanto, essa iniciativa legislativa visa promover a inclusão e garantir o acesso à cultura e informação para pessoas com deficiência intelectual de forma mais igualitária e acessível. O debate sobre o Projeto de Lei 5974/23 segue em andamento na Câmara dos Deputados, evidenciando a importância da promoção da diversidade e inclusão em todas as esferas da sociedade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo