Temporal causa mortes e desalojamentos em estados do Sudeste; Governo antecipa Bolsa Família e envia ajuda emergencial aos municípios.

Região Sudeste em Estado de Emergência devido aos Temporais

Na última sexta-feira (22), uma série de temporais atingiu parte da região Sudeste, resultando em diversos municípios decretando estado de emergência. Com previsão de mais chuvas intensas até o domingo (24), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) tomou medidas para auxiliar as famílias afetadas.

Uma das ações adotadas foi a antecipação do pagamento do programa Bolsa Família para os municípios em maior risco. Com o objetivo de garantir uma transferência de renda mais rápida para as famílias impactadas, essa medida visa minimizar os impactos causados pelos temporais.

Além da antecipação do Bolsa Família, a entrega de cestas de alimentos foi outra medida apresentada para complementar o auxílio financeiro e assegurar a segurança alimentar durante o período de emergência. As áreas de maior risco foram identificadas nas regiões do litoral norte de São Paulo, região serrana, norte e entorno da capital do Rio de Janeiro, Zona da Mata e sul de Minas Gerais e região sul do Espírito Santo.

Em decorrência dos fortes temporais, o Rio de Janeiro registrou pelo menos sete mortes, enquanto o Espírito Santo contabilizou 1,2 mil pessoas desalojadas de acordo com a Defesa Civil Estadual. Com mais de 250 pessoas envolvidas, uma reunião realizada com representantes dos quatro estados afetados e de diversas secretarias nacionais discutiu estratégias para lidar com os efeitos das chuvas.

Além das ações do MDS, o Ministério da Saúde também anunciou medidas de apoio, como o envio de kits de medicamentos e técnicos para auxiliar os sistemas de saúde locais. Cada kit é composto por diversos tipos de medicamentos e insumos para atender até 1,5 mil pessoas durante um mês.

Nesse contexto de emergência, a Defesa Civil nacional também está atuando para prestar assistência e resgate às vítimas das tempestades. Integrantes do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) estão auxiliando nos trabalhos de resgate e assistência no Rio de Janeiro, enquanto o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, disponibilizou equipes para apoiar o Espírito Santo.

Diante da magnitude dos impactos causados pelos temporais, o governo federal está mobilizando esforços e recursos para auxiliar as regiões afetadas, garantindo suporte e atendimento às famílias atingidas pelos desastres naturais. Uma atuação conjunta entre diferentes órgãos e entidades tem sido fundamental para lidar com essa situação de emergência e minimizar os prejuízos causados pelas fortes chuvas na região Sudeste.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo