Campanha de vacinação contra a gripe começa oficialmente no Brasil, visando imunizar 75 milhões de pessoas em 2024.

Nesta segunda-feira (25), teve início a campanha de vacinação contra a gripe, um importante passo para a imunização da população brasileira. Antes mesmo do início oficial da campanha, o Ministério da Saúde já havia distribuído antecipadamente 18,6 milhões de doses para os estados das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Essa estratégia visou proteger os cidadãos antes do aumento da circulação de vírus respiratórios no país, garantindo que, assim que recebessem as doses, os municípios pudessem iniciar de imediato a aplicação.

A expectativa é imunizar 75 milhões de pessoas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), contemplando grupos prioritários como idosos, gestantes, crianças, profissionais da saúde, entre outros. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, ressaltou a importância da vacinação para a proteção da população.

Uma novidade para 2024 é a mudança na época da vacinação contra influenza nas diferentes regiões do país. Enquanto as regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul receberão a vacina no primeiro semestre, o Norte terá a campanha no segundo semestre. Essa adaptação visa atender às particularidades climáticas de cada região, garantindo uma maior eficácia da imunização.

A estratégia de microplanejamento do Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, tem como objetivo fortalecer e ampliar o acesso à vacinação, levando em consideração as diversidades regionais. Além disso, a composição da vacina deste ano visa proteger contra a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

Diversos grupos podem se vacinar, incluindo crianças, gestantes, profissionais de saúde, idosos, indígenas, entre outros. No caso de crianças que irão receber a vacina pela primeira vez, é necessário tomar duas doses com um intervalo de 30 dias.

É fundamental que a população se conscientize sobre a importância da vacinação contra a gripe, pois essa é a melhor forma de se proteger contra a doença. As vacinas são seguras e eficazes, protegendo contra as cepas atualizadas conforme as recomendações da Organização Mundial da Saúde.

Portanto, não perca tempo e procure um posto de vacinação mais próximo para garantir a sua imunização contra a gripe e contribuir para a saúde coletiva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo