Equipes da Vigilância Sanitária de Maceió orientam sobre manipulação de pescados em ação itinerante nos mercados públicos da capital.

No último final de semana, nos dias 23 e 24 de março, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) realizou uma importante ação educativa sobre a manipulação de pescados. O objetivo da iniciativa era orientar representantes, funcionários e consumidores sobre as boas práticas na manipulação de peixes e frutos do mar, visando a redução de riscos à saúde.

As equipes da Visa percorreram mercados públicos localizados na parte alta e na parte baixa da capital alagoana. Entre os locais visitados estavam o Centro Pesqueiro de Jaraguá e os mercados públicos da Produção, do Tabuleiro do Martins e do Jacintinho. Durante a ação, foram distribuídos panfletos informativos e realizadas orientações sobre o correto manuseio, armazenamento, refrigeração, higienização e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

O chefe especial da Visa Maceió, Airton Santos, enfatizou a importância das ações educativas voltadas para a manipulação de pescados, especialmente no período que antecede a Semana Santa, quando há um aumento na procura por esses produtos. Santos ressaltou que a iniciativa faz parte do cronograma anual da Visa e tem como objetivo conscientizar tanto os comerciantes quanto os consumidores sobre a importância das normas sanitárias na compra e manipulação de pescados.

Ao promover essa ação itinerante, a Visa Maceió busca contribuir para a redução dos riscos à saúde dos consumidores e para a valorização dos padrões sanitários ao longo de todo o ano. A conscientização e a educação são ferramentas essenciais para garantir a segurança alimentar e a saúde da população. A iniciativa da Visa foi fundamental para alertar e orientar os diversos públicos envolvidos na cadeia de produção e comercialização de pescados em Maceió.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo