Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência aprova projeto de inclusão em políticas públicas de difusão de direitos.

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (26/03/2024), o Projeto de Lei 4396/23, que tem como objetivo incluir as pessoas com deficiência nas políticas públicas de difusão dos direitos fundamentais e dos direitos humanos. A iniciativa, apresentada pelo deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA), busca alterar a Lei 14.583/23 e ampliar a divulgação dos direitos fundamentais e humanos em diferentes meios.

O relator do projeto, deputado Merlong Solano (PT-PI), destacou a importância da proposta para garantir uma maior proteção e inclusão social das pessoas com deficiência. Segundo Solano, o projeto dá concretude aos compromissos assumidos pelo Brasil perante a comunidade internacional, especialmente após a ratificação da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

A proposta seguirá para análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados. Porém, foi aprovado um requerimento de urgência para o projeto, o que pode acelerar sua tramitação e levá-lo diretamente para votação no Plenário.

O projeto também prevê a inclusão do Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, assinada em Nova York em 2007, como documentos que preveem direitos fundamentais a serem difundidos pelos poderes constituídos no país, em todas as esferas de atuação.

Caso a proposta seja aprovada, as pessoas com deficiência terão seus direitos mais amplamente divulgados em programações de emissoras públicas de radiodifusão, na publicidade de atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos, e nos contracheques dos servidores federais.

Portanto, a aprovação do Projeto de Lei 4396/23 pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência representa um avanço na proteção e inclusão das pessoas com deficiência no Brasil. A próxima etapa será o debate na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes da decisão final em Plenário.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo