Emprega Mulher capacita 70 mulheres no Senai Poço para inserção no mercado de trabalho

O programa Emprega Mulher, uma iniciativa da Prefeitura de Maceió, está em andamento com mais uma turma de capacitação no Senai Poço, visando inserir mulheres no mercado de trabalho. Ao todo, 70 mulheres serão capacitadas nos próximos dois meses nos cursos de assistente administrativo, operador de computador e confeitaria, com as aulas iniciando na última segunda-feira (25).

Essa iniciativa tem o objetivo de capacitar profissionalmente mulheres em situação de vulnerabilidade social. Até o momento, mais de 800 participantes já foram beneficiadas com formações em diferentes áreas, sem custos e com gratuidade nas tarifas de ônibus para facilitar o deslocamento até o local do curso.

Uma das participantes, Célia Gomes, destacou a parceria entre a Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania e a Vamu Mobilidade como fundamental para a sua permanência no curso. Ela ressaltou a importância da gratuidade no transporte, pois isso influencia diretamente em sua decisão de se capacitar profissionalmente.

Célia, que é mãe de um filho de 10 anos e auxilia seu marido, uma pessoa com deficiência, enfatizou que reduzir o orçamento mensal para investir em um curso não é viável para seu contexto familiar. Após concluir o curso de assistente administrativo, ela planeja empreender ao lado de seu marido em um negócio de órteses e próteses, buscando um novo futuro para sua família.

Além de oferecer capacitação, o programa Emprega Mulher também busca promover o empoderamento feminino e a autonomia financeira, incentivando a inserção das mulheres no mercado de trabalho em Maceió. A secretária da Semuc, Ana Paula Mendes, destacou a parceria com o Sine para garantir que as participantes tenham preferência nas empresas parceiras da Prefeitura.

Os cursos estão sendo ministrados no Senai Alagoas, e o gerente da unidade no Poço, Welton Barbosa, ressaltou a importância dessas formações para as mulheres, permitindo que elas tenham a oportunidade de empreender e ampliar suas possibilidades no mercado de trabalho. A participação ativa das mulheres nesse programa é essencial para garantir um futuro mais promissor e independente para todas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo