Programa Coração de Estudante é lançado para oferecer apoio psicossocial a alunos do ensino fundamental ao médio em Alagoas.

O Governo de Alagoas lançou um programa inovador chamado Coração de Estudante, com o objetivo de oferecer apoio psicossocial e promover a saúde mental dos alunos da rede estadual. O evento de lançamento, que contou com a presença do governador Paulo Dantas, ocorreu no Centro de Convenções e marcou o início de ações concretas para beneficiar os estudantes do ensino fundamental ao médio.

Com um investimento inicial de R$ 4 milhões, o programa pretende implementar uma série de iniciativas, incluindo o atendimento especializado em saúde mental em todas as escolas estaduais. Além disso, serão realizados diagnósticos organizacionais para identificar as principais necessidades e desafios enfrentados pelos alunos, a fim de oferecer um suporte mais efetivo.

O governador destacou a importância de oferecer suporte emocional aos estudantes, garantindo que eles recebam o acompanhamento psicológico necessário para superar os desafios acadêmicos, sociais e emocionais. O programa envolve profissionais como psicólogos, assistentes sociais, professores e gestores, que serão responsáveis por encaminhar os alunos para consultas psicológicas ou para delegacias especializadas em casos de abuso ou violência.

Além disso, o Coração de Estudante distribuiu material didático para escolas de ensino fundamental, visando abordar as temáticas diretamente com os alunos e desenvolver competências socioemocionais. A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, ressaltou o compromisso do governo em criar um ambiente educacional focado na excelência acadêmica e na saúde mental dos estudantes.

Para viabilizar o programa, a Secretaria de Educação contratou 60 psicólogos e 20 assistentes sociais, que compõem o Núcleo Estratégico de Acompanhamento Psico Socioassistencial (NeAPSA). O deputado federal e ex-secretário de Estado da Educação, Rafael Brito, também presente no evento, parabenizou o governador pela iniciativa e destacou a importância do suporte especializado aos estudantes.

O Coração de Estudante tem como objetivo promover o desenvolvimento socioemocional dos alunos e combater os impactos da pandemia de Covid-19. O programa será avaliado após seis meses para verificar os resultados alcançados e realizar ajustes, visando aprimorar o suporte oferecido aos alunos alagoanos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo