Um dos projetos em destaque é o Projeto Integrador Juventudes, que utiliza a arte do grafite no muro da escola para abordar questões sociais importantes. O primeiro painel deste mural trata especificamente da violência contra a mulher, um tema urgente e que necessita de ampla conscientização.
A diretora adjunta da escola, Flávia Souza, ressalta a importância do projeto ao afirmar que os alunos são incentivados a refletir sobre questões que impactam diretamente a comunidade. Por meio da arte, os estudantes buscam conscientizar não só os colegas, mas toda a comunidade sobre a violência de gênero.
Já Carlos Alexandre Araújo, diretor adjunto, complementa dizendo que a escola é vista como uma vitrine do que ela pode oferecer à sociedade. O grafite, produzido pelos próprios alunos, é uma forma de demonstrar o talento e o protagonismo juvenil existentes na instituição.
O professor de Sociologia, Jackson Souza, coordenador do projeto, destaca que os alunos do ensino médio têm se engajado na iniciativa, transformando o muro da escola em um verdadeiro espaço de conscientização para a comunidade local. Além da violência contra a mulher, questões como racismo, exploração sexual e inclusão de pessoas com deficiência também serão abordadas.
Os estudantes envolvidos no projeto também expressaram seu apoio e aprovaram a iniciativa. Annekely Tavares, aluna da 2ª série do ensino médio, enxerga no grafite uma forma de dar voz e representatividade às mulheres, em especial à mulher negra.
A delegada Ana Luiza Nogueira, coordenadora das Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher da Polícia Civil de Alagoas, elogiou a iniciativa do mural e ressaltou a importância da parceria entre a Seduc e a Polícia Civil. Ações como essas reforçam a conscientização e a necessidade de combate à violência de gênero, mostrando que a responsabilidade é de todos.
Dessa forma, a Escola Estadual Gilvana Ataíde se destaca não apenas pelo ensino de qualidade, mas também por suas ações de conscientização e engajamento social, contribuindo para a formação de cidadãos mais críticos e atuantes na sociedade.