Museu da Imagem e do Som de Alagoas recebe doação de projetor super 8 da década de 1970 para acervo histórico

O Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa) recebeu uma doação especial esta semana. Um projetor super 8 da FujiFilm, fabricado na década de 1970, foi doado pelo arquiteto e urbanista Neison Freire, filho do ex-prefeito de Viçosa Antônio Ferreira Freire. O equipamento será integrado ao acervo do museu e estará disponível para visitas escolares, universitárias e pesquisas.

Neison Freire recebeu o kit de projetor e filmadora Fuji Film single-8, uma ilha de edição mecânica e filmes virgens de seu pai quando tinha 15 anos. Desde então, ele começou a fazer filmes da família e de suas viagens. Para Neison, a doação é uma forma de contribuir com a educação e o acervo histórico do museu.

A secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, destacou a importância da doação para enriquecer o acervo do museu e proporcionar aos visitantes uma experiência mais completa e informada sobre a história audiovisual de Alagoas. Jinny Mikaelly, supervisora do Misa, ressaltou que a doação do projetor super 8 é fundamental para a exposição do passado e para estimular a pesquisa e educação através das imagens transmitidas na década de 1970.

As visitas ao Misa podem ser agendadas pelo e-mail misa.cultura.al@gmail.com, de segunda-feira a sexta-feira, das 09h às 16h. A doação do projetor super 8 é vista como uma forma de enriquecer a herança cultural de Alagoas e fortalecer a memória coletiva do estado. A iniciativa de Neison Freire é considerada um gesto generoso e significativo para preservar a história do audiovisual em Alagoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo