Febre do Oropouche fora da região Norte acende alerta do Governo para arbovirose transmitida por mosquito; Hospital Helvio Auto oferece atendimento especializado.

Febre do Oropouche: ocorrências fora da região Norte acendem alerta do Governo para doença transmitida por mosquito

Em meio a uma série de desafios de saúde pública, a Febre do Oropouche emerge como mais uma preocupação para as autoridades brasileiras. Recentemente, um homem de 42 anos foi diagnosticado com a doença após uma viagem ao Amazonas, fora da região Norte do país. Esse caso atípico levantou o alerta para a disseminação da arbovirose transmitida por mosquito em outras regiões do Brasil.

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto, uma unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), está preparado para lidar com casos relacionados à Febre do Oropouche. O ambulatório de Medicina do Viajante oferece atendimento especializado a usuários que tenham viajado para áreas de risco, tanto dentro do território nacional quanto internacionalmente.

A Febre do Oropouche, apesar de não ter sido registrada em Alagoas até o momento, é uma doença endêmica do Norte do Brasil, com surtos recorrentes em diversos estados da região. Transmitida principalmente pelo maruim, mas também pelo pernilongo, a doença apresenta sintomas semelhantes aos da dengue e chikungunya, incluindo dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, náusea e diarreia.

É fundamental que qualquer pessoa que tenha retornado de uma viagem ao Norte do Brasil e apresente esses sintomas procure assistência médica imediatamente. Durante a consulta, é essencial fornecer um histórico detalhado de viagens para auxiliar no diagnóstico da doença.

O Ambulatório de Medicina do Viajante do Hospital Helvio Auto oferece uma série de serviços, incluindo emissão de certificados de saúde para viagens, orientações sobre prevenção de doenças, recomendações para viagens de longa distância, entre outros procedimentos. Marcar uma consulta no ambulatório é simples e pode ser feito através do SAE ou por telefone.

Diante do aumento das ocorrências de Febre do Oropouche fora da região Norte, é imprescindível que a população esteja atenta aos sintomas e busque ajuda médica quando necessário. A prevenção e o diagnóstico precoce são essenciais para o controle da doença e a proteção da saúde pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo