Hemoal divulga funcionamento especial das unidades para o feriadão de Páscoa, garantindo abastecimento de sangue nos hospitais

No próximo feriadão da Páscoa, as unidades do Hemoal terão um funcionamento especial para garantir o abastecimento de sangue nos hospitais e maternidades de Alagoas. De acordo com informações do Ministério da Saúde, é fundamental que os voluntários que desejam doar sangue estejam em boa saúde.

Em Arapiraca, a Unidade Eldorado estará aberta para doação na quinta-feira (28) das 7h às 12h e no sábado (30) das 7h às 12h e das 13h às 16h. Já em Maceió, as unidades Trapiche e Via Expressa fecharão na sexta-feira (29) e abrirão na quinta (28) e no sábado (30) das 7h às 17h.

Mesmo com o horário especial de funcionamento e o fechamento na sexta-feira para doações, os hospitais e maternidades serão abastecidos. Os Núcleos de Dispensação de Sangue de Arapiraca e Maceió funcionarão todos os dias do feriadão, garantindo o fornecimento de sangue para os pacientes que necessitarem de transfusões.

Para realizar a doação de sangue, é necessário seguir critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Os voluntários devem ter entre 16 e 69 anos, estar acompanhados do responsável legal se forem menores de 18 anos, apresentar um documento de identificação com foto, ter peso mínimo de 50 quilos, estar saudável e usando máscara.

Além disso, é recomendável evitar alimentos gordurosos, ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação e não ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. Mulheres gestantes ou amamentando, pessoas com doenças como Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, e aqueles que fizeram procedimentos como piercing, maquiagem definitiva, micropigmentação e tatuagem nos últimos 12 meses, não podem doar sangue.

Portanto, a doação de sangue é um ato de solidariedade e responsabilidade que pode salvar vidas. É importante seguir as orientações e contribuir para manter os estoques de sangue em níveis adequados durante o feriado da Páscoa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo