Ministro autoriza prorrogação da presença da Força Nacional no Rio de Janeiro por 30 dias, para garantir segurança pública.

O ministro de Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou hoje a prorrogação do emprego da Força Nacional de Segurança Pública no estado do Rio de Janeiro. A decisão foi tomada com o objetivo de apoiar os órgãos de segurança pública federais e estaduais no combate à criminalidade e na preservação da ordem pública.

Os militares da Força Nacional serão responsáveis por realizar atividades e serviços essenciais para garantir a segurança das pessoas e do patrimônio. A atuação ocorrerá de forma episódica e planejada, durante 30 dias, no período de 1º a 30 de abril.

A solicitação de prorrogação do efetivo da Força Nacional foi feita pelo governador Cláudio Castro, que destacou a importância do patrulhamento do Arco Metropolitano e da rodovia Presidente Dutra. Cerca de 300 homens estarão envolvidos nessa operação, que contará com o apoio logístico do governo do Rio de Janeiro.

O ministro Lewandowski determinou que o contingente disponibilizado seguirá o planejamento estabelecido pela diretoria da Força Nacional de Segurança Pública. Além disso, o governo do Rio se comprometeu a prover a infraestrutura necessária para o sucesso da operação.

A presença da Força Nacional no Rio de Janeiro visa reforçar a segurança e auxiliar as forças de segurança locais no enfrentamento da violência e da criminalidade. A prorrogação do emprego dos militares demonstra o compromisso do governo federal em contribuir para a manutenção da ordem pública e a proteção dos cidadãos.

Diante do cenário de desafios na segurança pública, a atuação conjunta entre as diferentes esferas de governo e as forças de segurança é essencial para garantir a tranquilidade da população e combater a criminalidade de forma eficaz. A prorrogação da Força Nacional no Rio de Janeiro é mais um passo nesse sentido, visando promover a paz e a segurança no estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo