Presidente francês Emmanuel Macron se reúne com senadores brasileiros em encontro sigiloso no Senado.

Em sua última visita oficial ao Brasil, o presidente da França, Emmanuel Macron, esteve no Senado nesta quinta-feira (28) para se encontrar com o presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco. O encontro ocorreu no Salão Nobre e parte da reunião foi mantida em sigilo.

Durante a conversa, Pacheco agradeceu a visita de Macron e destacou a importância dos acordos e diálogos entre a França e o governo brasileiro. O presidente do Senado também convidou Macron para futuras visitas ao Congresso. Ambos discutiram os desafios que o Brasil enfrenta, incluindo a condução do G20 e a realização da COP30, que será sediada no estado do Pará.

Macron também demonstrou sua admiração pela democracia brasileira e anunciou planos de retornar ao país em novembro para a reunião do G20 no Rio de Janeiro, e no próximo ano para a COP30 em Belém. Ele elogiou a resistência e capacidade de liderança dos senadores e deputados eleitos no Brasil.

Um dos temas em destaque na pauta entre França e Brasil foi o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul, que ainda não foi finalizado. Macron já se posicionou contra o acordo em diversas ocasiões, o que gerou críticas de alguns senadores brasileiros.

Além disso, foi instalado durante o encontro o Grupo Parlamentar Brasil-França, com o objetivo de promover a cooperação entre os Poderes Legislativos dos dois países. A relação entre Brasil e França é historicamente sólida, com diversas visitas e acordos firmados ao longo das últimas décadas.

A visita de Macron ao Brasil encerrou uma agenda intensa que incluiu visitas a diversas cidades, reuniões com autoridades e atividades relacionadas à preparação para a COP30. Os presidentes Lula e Macron também anunciaram um plano de economia sustentável para a Região Amazônica, visando atrair investimentos públicos e privados para projetos na região.

A relação entre Brasil e França é marcada por eventos históricos e cooperação em diversas áreas, como diplomacia, comércio e ambiente. Macron reforçou o respeito mútuo entre os dois países e manifestou seu apoio ao Brasil em momentos importantes. A visita do presidente francês ao Senado brasileiro reforçou a importância do diálogo entre as nações e a busca por soluções conjuntas para desafios globais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo