Presidente Lula concede Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul a Macron durante visita de Estado ao Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou uma cerimônia especial para condecorar o presidente da França, Emmanuel Macron, com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul. A honraria é a mais alta concedida a um cidadão estrangeiro e foi instituída pelo imperador D. Pedro I em 1822. O decreto de condecoração foi publicado no Diário Oficial da União, coincidindo com a visita de Macron ao Brasil.

Macron foi recebido com honras de chefe de Estado no Palácio do Planalto, onde se encontrou com Lula e a primeira-dama Janja da Silva para uma reunião bilateral. Logo após o encontro, o presidente francês concedeu à primeira-dama a insígnia da Legião de Honra, no grau de oficial. Essa é a principal honraria francesa e Lula já havia recebido essa condecoração no passado.

Durante o encontro, os presidentes discutiram acordos conjuntos e assinaram uma série de atos. A visita de Macron também incluiu uma passagem por Belém, onde participou de eventos na Floresta Amazônica e condecorou o líder indígena Raoni Metuktire com a ordem do cavaleiro da Legião de Honra da França.

Em seguida, Lula e Macron estiveram presentes no lançamento do submarino Toneleiro no Complexo Naval de Itaguaí, resultado de uma parceria entre Brasil e França. Já em São Paulo, Macron participou do Fórum Econômico Brasil-França, organizado pela Fiesp, onde fez críticas ao acordo em negociação entre o Mercosul e a União Europeia.

A visita de Estado de Macron ao Brasil foi marcada por diversos eventos e encontros oficiais, fortalecendo os laços entre os dois países. A concessão da honraria por parte de Lula demonstra a importância atribuída ao relacionamento bilateral e à parceria entre Brasil e França em diferentes áreas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo