Reunião bilateral entre Lula e Macron resulta em acordos e críticas ao acordo Mercosul-UE em Brasília

O encontro entre o presidente francês, Emmanuel Macron, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (28) marcou o início de uma série de reuniões e eventos entre os dois líderes. A visita de Macron ao Brasil teve início com uma recepção calorosa em Belém, no Pará, onde Lula o recebeu no começo da semana.

Entre os eventos que marcaram a estadia do presidente francês no Brasil, destacam-se o passeio de barco na Ilha de Combu, que proporcionou um momento de descontração e integração entre os dois líderes. Além disso, o destaque da visita foi a cerimônia em que o cacique Raoni Metuktire, renomado líder indígena, foi condecorado com a ordem do cavaleiro da Legião de Honra da França, uma honraria de prestígio internacional.

Outro ponto alto da agenda foi a participação de Lula e Macron no lançamento do submarino Toneleiro, fruto de uma parceria entre Brasil e França no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Submarinos. A colaboração entre os dois países também foi ressaltada durante a visita do presidente francês ao Fórum Econômico Brasil-França, organizado pela Fiesp, em São Paulo.

Durante sua passagem pelo Brasil, Macron também fez comentários sobre as negociações em curso entre o Mercosul e a União Europeia, expressando preocupações e críticas sobre o possível acordo. A expectativa é que após a assinatura e apresentação de acordos bilaterais entre os dois presidentes, uma declaração conjunta à imprensa seja realizada, seguida de um almoço e uma reunião de Macron com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

A visita de Emmanuel Macron ao Brasil foi marcada por uma intensa agenda de eventos e reuniões, reforçando os laços entre os dois países e demonstrando a importância da cooperação internacional em diversos setores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo