Sessão ordinária discute matérias em homenagem à secretária Maria José da Silva, da SEMUDH de Alagoas, com presença de 13 parlamentares.

Na última terça-feira, 27 de setembro, a Assembleia Legislativa de Alagoas realizou uma sessão ordinária com a presença de 13 parlamentares. Durante a sessão, foram discutidas 14 matérias que estavam na ordem do dia, sendo duas delas de autoria da deputada Fátima Canuto, do MDB, ambas em homenagem a Maria José da Silva, titular da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos (SEMUDH) de Alagoas.

O Projeto de Resolução nº 65/2023, debatido em 2º turno, propõe conceder a Medalha de Mérito Zumbi dos Palmares a Maria José da Silva, em reconhecimento aos relevantes trabalhos realizados em prol da preservação e desenvolvimento da história, das artes e cultura do estado de Alagoas. Já o Projeto de Lei Ordinária nº 657/2023 tem como objetivo conceder o título de Cidadã Honorária de Alagoas a Maria José da Silva, natural do Paraná, em virtude dos serviços prestados ao estado.

A deputada Fátima Canuto destacou a importância da atuação de Maria José da Silva, ressaltando que ela é a primeira secretária de descendência indígena, especificamente da etnia Fulniô, a assumir a SEMUDH. Maria José da Silva mudou-se para Alagoas em 1985 e já se considera alagoana de coração, dedicando-se às causas sociais ligadas aos direitos da população indígena, negra, quilombola, mulheres rurais, LGBTQIAP e demais povos tradicionais.

Antes de ocupar o cargo na SEMUDH, Maria Silva foi secretária da Central Única das Favelas (CUFA) e superintendente regional (Nordeste) da Fundação Cultural Palmares, onde contribuiu para a certificação de 32 quilombos. Sua trajetória inclui ainda atuação como assessora do deputado federal Paulo Fernando dos Santos, o Paulão, na articulação e implantação de 50 casas no Quilombo Tabacaria, em Palmeira dos Índios.

Todos os projetos discutidos na Assembleia Legislativa passam por dois turnos de votação, sendo necessária a aprovação em ambas para que sejam encaminhados ao Executivo e se tornem leis. A homenagem a Maria José da Silva é mais um reconhecimento de seu comprometimento com as causas sociais e sua contribuição para o estado de Alagoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo