Aprovada criação de delegacia especializada em investigar mortes de agentes de segurança no Rio de Janeiro: medida visa proteção efetiva.

Na última quarta-feira (27), a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em segunda discussão a criação de uma delegacia especializada em investigar mortes de agentes de segurança pública. O Projeto de Lei 446/19, de autoria do deputado Rosenverg Reis (MDB), agora segue para análise do governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancionar ou vetar a medida.

De acordo com Rosenverg Reis, um dos principais motivos das mortes de agentes de segurança é o reconhecimento dos policiais fora do horário de serviço. Isso gera um estado de alerta permanente na vida desses profissionais, prejudicando o tempo que poderiam passar com suas famílias ou em outras atividades. Diante desse cenário alarmante, a criação da delegacia especializada se torna imprescindível para proteger e defender esses agentes.

A nova delegacia terá a responsabilidade de registrar, investigar, abrir inquérito e adotar os demais procedimentos policiais necessários para garantir a segurança e proteção dos agentes de segurança pública contra qualquer tipo de conduta que os coloque em situação de risco. O objetivo principal é assegurar que esses profissionais exerçam suas funções de maneira segura e eficaz, sem correrem perigos desnecessários.

Com a criação dessa delegacia especializada, espera-se reduzir os índices de mortes de agentes de segurança pública no Rio de Janeiro, proporcionando mais tranquilidade e segurança para aqueles que dedicam suas vidas à proteção da sociedade. A medida representa um avanço significativo na valorização e proteção desses profissionais, que enfrentam desafios diários em sua rotina de trabalho. Resta aguardar a decisão do governador Cláudio Castro em relação à sanção do projeto, visando a implementação efetiva dessa importante iniciativa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo